domingo, 30 de dezembro de 2012

Com 10 jogadores de times cariocas, CBF anuncia lista da Seleção Sub-20

 Os 22 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano da categoria a partir do dia 10 de janeiro, na Argentina, foram definidos neste domingo, após a derrota da Seleção para o Resende, por 2 a 1, na Granja Comary, em Teresópolis. Marcel e Filipe Linhares marcaram para o time, enquanto que Marcos Júnior, atacante do Fluminense, marcou para o Brasil.
Após a atividade, que marcou a primeira derrota da Seleção Sub-20 durante a sua preparação, o técnico Emerson Ávila divulgou a lista definitiva para o Sul-Americano. Dos 26 jogadores que estavam treinando, quatro foram desconvocados: o goleiro Jordi, do Vasco, os meio-campistas Filipe e Gabriel, de Rio Ave (POR) e Vitória, respectivamente, e o meia-atacante Guilherme Biteco, do Grêmio.
Os clubes cariocas vão fornecer a maior parte dos jogadores para  a Seleção. Ao todo serão 10 jogadores de times do Rio de Janeiro: três de Botafogo, Flamengo e Fluminense e um do Vasco. Corinthians, Vitória e Grêmio tiveram dois atletas convocados cada. Os jogadores restantes defendem Internacional, São Paulo, Náutico, Santos, Atlético-MG e Barcelona.
A delegação se reapresenta no dia 2 de janeiro na Granja Comary para a última fase de treinamentos. O último jogo-treino antes da viagem para a Argentina, no dia 7, será contra o Bangu, que assim como o Resende, também se prepara para a disputa do Campeonato Carioca. A estreia do Brasil no Sul-Americano será no dia 10, diante do Equador. Uruguai, Peru e Venezuela também integram o Grupo A do torneio.
O Brasil é o atual tricampeão do Sul-Americano e lutará pelo seu 12º título da competição. Os quatro melhores no torneio garantem vaga para o Mundial da categoria, que será disputado entre junho e julho de 2013 - o Brasil também é o atual campeão do Mundial.
A lista divulgada no site oficial da CBF veio com um equívoco. O atacante Bruno Mendes, que já teve o seu contrato reativado com o Botafogo, consta como jogador do Guarani.
Veja quais jogadores defenderão a Seleção no Sul-Americano
Goleiros
Matheus Caldeira - Corinthians
Luis Gustavo - Vitória
Zagueiros
Samir - Flamengo
Antônio Carlos - Corinthians
Dória - Botafogo
Luan - Vasco
Laterais
Douglas Santos - Náutico
Mansur - Vitória
Wallace - Fluminense
Igor Julião - Fluminense
Meio-campistas
Jadson - Botafogo
Misael - Grêmio
Lucas Cândido - Atlético-MG
Felipe Anderson - Santos
Rafael Alcântara - Barcelona
Mattheus - Flamengo
Fred - Internacional
Atacantes
Marcos Júnior - Fluminense
Bruno Mendes - Botafogo
Ademilson - São Paulo
Adryan - Flamengo
Leandro – Grêmio
Informações TERRA ESPORTES

Pato está acertado com Corinthians e faz ensaio como reforço


Segundo a edição deste domingo do diário Lance, o atacante Alexandre Pato está com tudo acertado com o Corinthians e viajou a São Paulo para ensaio fotográfico como novo reforço do time alvinegro, em iniciativa promovida pela fornecedora de material esportivo que patrocina o atleta e o clube.
O jogador viajou à capital paulista em companhia de sua namorada Barbara Berlusconi e confidenciou a amigos próximos o desfecho das negociações com o time do Parque São Jorge, de acordo com a publicação - restariam apenas detalhes a serem finalizados por seu empresário, Gilmar Veloz.
O Corinthians deve fechar a contratação de Pato até o próximo dia 3 de janeiro, em transação que envolve R$ 40 milhões (15 milhões de euros), quando o atleta deve começar a pré-temporada com bateria de exames e treinamentos.
O elenco alvinegro se reapresenta apenas no dia 5, de olho nas disputas do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores de 2013. Pato irá disputar posição com Emerson, Romarinho, Jorge Henrique, Guerrero e outros atacantes que compõem o plantel do Corinthians atualmente.
Informações Jornal do Brasil

sábado, 29 de dezembro de 2012

Copa Palazzo Imóveis - Classificação atualizada


Copa Palazzo Imóveis - Resultados jogos deste sábado


Grêmio deve anunciar meia do Figueirense no dia 3 de janeiro

Aos 19 anos, Jean Deretti seria trocado por dois jogadores gremistas que voltam de empréstimo
Enquanto não fecha com nenhum nome já consagrado, o Grêmio investe em promessas do futebol. Já no início da pré-temporada, o Grêmio pode anunciar a contratação do meia Jean Deretti, 19 anos, do Figueirense.
Em contato telefônico feito pela Rádio Gaúcha, Deretti preferiu não se manifestar sobre o assunto e disse que foi orientado a não conceder entrevistas, pois ainda faltam alguns detalhes para fechar a negociação.
O empecilho seria decidir quem serão os atletas que entrarão na troca por Deretti. O volante Willian Magrão e o meia Maylson são os mais cotados para ir para o clube catarinense. O lateral-esquerdo Bruno Collaço também estaria sendo sondado no mesmo empréstimo, mas o Náutico, clube que também se interessa pelo atleta, pode atrapalhar a negociação.
Destaque nas categorias de base do Figueirense, Jean Deretti teria sido bastante elogiado pelos dirigentes gremistas e seria integrado à equipe principal do Grêmio já no dia 3 de janeiro.
RÁDIO GAÚCHA

Copa dos Campeões tem rodada só no dia 05/01/2013. Confira


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CBF divulga novo Ranking Nacional de Clubes

 A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta sexta-feira o novo Ranking Nacional de Clubes. De acordo com o novo sistema de pontuação, o Fluminense é atual líder do ranking, seguido por Corinthians, Vasco e São Paulo.
A edição do Ranking 2013, que traz grandes mudanças na posição dos clubes e, consequentemente, na posição das federações, obedece a uma nova convenção de pontos, conforme explicado nos itens abaixo:
a) Um título de 2012 vale cinco vezes mais do que um de 2008 (critério de pesos 5/4/3/2/1, aplicados aos cinco anos mais recentes);
b) Somente consideramos as competições dos últimos cinco anos; nenhuma anterior entra na pontuação.
c) Há diferenças consideráveis entre as pontuações de um primeiro e um segundo lugar, dentre outros;
d) Há o bônus aplicado aos clubes impedidos de pontuar na Copa do Brasil, por terem disputado a Copa Libertadores e/ou a Copa Sul-Americana.
A somatória de pontos de todos os clubes, de cada estado, representa a pontuação da federação correspondente; como a nova convenção de pontos impõe mudanças consideráveis nas posições dos clubes, quando comparamos o ranking de 2012 com o de 2013, obviamente tais mudanças refletem-se no Ranking Nacional das Federações, ou seja, o Ranking Nacional das Federações é consequência direta do Ranking Nacional de Clubes, não podendo ser analisado isoladamente.
Confira nos documentos abaixo a Convenção de Pontos, o ofício da Diretoria de Competições, com as explicações sobre a nova convenção de pontos, a Resolução da Presidência 11/2012, o Ranking Nacional dos Clubes.
Informações Assessoria CBF

Capa de jornal francês, Lucas vira 'messias' e é comparado a Messi

Lucas ainda nem se apresentou ao Paris Saint-Germain, mas já estampou a capa de um dos principais jornais da França. O "L'equipe" traz, em sua edição desta sexta-feira, uma foto do jogador com a frase "Paris espera seu messias". Em seguida, a publicação lembra que o brasileiro custou R$ 108 milhões aos cofres parisienses e o compara ao argentino Lionel Messi. Pouca pressão?
Na matéria, Lucas é tratado como uma verdadeira joia do futebol brasileiro. Além disso, o jornal diz que o PSG venceu uma disputa com o Manchester United de Alex Ferguson. Os Diabos Vermelhos também queriam a contratação do apoiador e por pouco não fecharam o negócio durante as Olimpíadas, disputadas na Inglaterra. O craque se apresenta na França no domingo para iniciar um período de treinamentos antes do retorno das atividades do campeonato.
Da Redação SRZD

Botafogo encerra negociações para ter atacante Dagoberto

O Botafogo encerrou as negociações com o Internacional pela contratação do atacante Dagoberto. O clube não chegou aos valores pedidos pela direção da equipe colorada e pelos representantes do jogador, o empresário Marcos Malaquias.
Além disso, pesou a vontade do jogador em permanecer em Porto Alegre, onde ainda não conseguiu se firmar devido a um ano com alguns problemas musculares que o impediu de ter uma sequência no Internacional.
Na última semana, a diretoria do Botafogo chegou a viajar a Porto Alegre para fazer uma consulta ao Inter sobre o jogador. A intenção era contar com um atacante experiente na próxima temporada, caso de Dagoberto. No entanto, as negociações não evoluíram e o jogador, cujo contrato com o clube gaúcho se encerra apenas em 2017, permanece no Sul do país.
Já o nome de Grafite ainda não foi descartado pela diretoria do Botafogo. Mesmo com o atacante tendo contrato até maio com o Al Ahli (EAU) e ter dito em entrevista recente à imprensa dos Emirados Árabes que não gostaria de voltar ao futebol brasileiro no momento.
Lancepress!

São Paulo e Grêmio reeditam 'caso Ganso' e ensaiam discurso de sucesso por Vargas

Grêmio e São Paulo têm o mesmo otimismo sobre a contratação de Eduardo Vargas, do Napoli. O atacante, fruto de disputa, revive o ocorrido com Paulo Henrique Ganso, que acabou no Morumbi. Enquanto isso, o agente de Vargas não coloca o tricolor gaúcho ou o paulista em condição de superioridade. Nesta quinta, o assessor de futebol do Grêmio, Omar Selaimen, afirmou que um dirigente foi ao Chile para negociar. Mas o agente do atleta afirma desconhecer qualquer encontro.
"Não sei de nada (sobre a viagem do Grêmio). Não posso falar muito sobre a negociação envolvendo o Vargas, se é isso que você quer saber. Existe outro time brasileiro interessado, mas eu não posso falar o nome. Não depende só do Vargas, existem algumas coisas a serem acertadas", disse Cristián Ogalde ao UOL Esporte.
Na quinta-feira, uma série de reuniões serviram para o diretor executivo de futebol gremista, Rui Costa, mostrar o projeto do clube ao avante chileno. De acordo com o clube do Sul, Vargas revelou desejo de jogar no Grêmio em 2013.
"O Rui está no Chile. Volta entre hoje e amanhã [sexta-feira]. Estamos otimistas. Fizemos nossa proposta, vamos mostrar para o jogador", disse Selaimen ao UOL Esporte.
A questão é que o São Paulo mantém otimismo semelhante. O clube paulista também acredita em fechar com o atacante por empréstimo. Os discursos são semelhantes, ambos se consideram perto de fazer o anúncio, revivendo o ocorrido com Paulo Henrique Ganso.
Ao decidir deixar o Santos, no fim deste ano, Ganso era disputado por Grêmio e São Paulo. Ambos se viam perto de fechar a negociação, com anúncios preparados. Os paulistas venceram.
O mesmo ocorreu com Montillo. Também Grêmio e São Paulo chegaram a sondar o meia. Neste caso nenhum dos dois levou.
Segundo melhor jogador da América em 2011 e campeão da Sul-Americana com a Universidad de Chile, Eduardo Vargas, de 23 anos, foi comprado pelo Napoli no começo de 2012, mas não se adaptou ao futebol italiano. Os europeus admitem o liberar por empréstimo. O valor fixado para isso é 1 milhão de euros [R$ 2,7 mi].
Se concretizar o negócio, o Grêmio supre a lacuna de atacante de velocidade pretendido pela comissão técnica para 2013. Até agora os gaúchos já anunciaram três jogadores: Willian José, Dida e Alex Telles. Segundo o presidente Fábio Koff, mais três podem chegar até o dia 3, data da reapresentação do elenco.
Informações Uol

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Corinthians sobe em ranking da Conmebol e é o terceiro colocado

Campeão mundial ganha cinco posições e está logo atrás do rival Santos. Universidad de Chile fecha o ano na liderança da lista
Por GLOBOESPORTE.COM
O título mundial ajudou o Corinthians a ganhar cinco posições no ranking da Conmebol, atualizado nessa segunda-feira. O clube pulou do oitavo lugar, na lista divulgada em novembro, para o terceiro, com 421,6 pontos. Está atrás apenas do líder Universidad de Chile (482,95) e do Santos (449,6), que mantiveram seus lugares.
Os brasileiros são maioria no top 10. Além de Santos e Corinthians, o ranking tem o Internacional na quarta posição e o São Paulo na oitava. Chile e Argentina têm dois representantes cada - com La U e Universidad Católica representando o primeiro, e Vélez Sarsfield e Estudiantes, o segundo. Equador (com LDU) e Paraguai (Libertad) têm um clube cada entre os dez melhores.
Os outros clubes brasileiros no ranking são Fluminense (em 14º lugar), Cruzeiro (15º), Grêmio (19º), Palmeiras (21º), Flamengo (22º), Vasco (23º), Botafogo (41º), Goiás (44º), Atlético-MG (65º), Atlético-GO (73º), Sport (76º), Avaí (79º), Coritiba (83º), Vitória (88º), Atlético-PR (99º), Figueirense (102º), Ceará (105º), Bahia (113º) e Grêmio Barueri (122º).
Entenda o ranking
Em 2011 a Conmebol adotou um novo sistema de pontuação, que engloba a participação dos clubes nos últimos cinco anos na Libertadores, no Mundial de Clubes da Fifa, na Copa Sul-Americana, na Recopa e a na Copa Suruga Bank (encontro em jogo único do campeão da Copa Sul-Americana com o vencedor da Copa da Liga Japonesa). Os times recebem pontos pelas vitórias e pelos empates conquistados nessas competições e também por cada avanço nas fases de cada torneio. Há ainda um coeficiente de importância de cada competição. Libertadores e Mundial estão no topo, a Sul-Americana é a segunda nesse quesito, enquanto a Recopa e a Suruga Bank têm os coeficientes de importância mais baixo.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Corinthians vai pagar mais de R$ 41 milhões por Pato, segundo jornal

A imprensa italiana já dá como certa a transferência de Alexandre Pato para o Corinthians.
Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, o clube brasileiro pagará € 15 milhões (R$ 41,19 milhões) para tirar o atacante do Milan.
Em entrevista à Rádio Globo, o diretor de futebol Roberto de Andrade foi mais um a falar com otimismo sobre a transação. Seu adjunto Duílio Monteiro Alves se reuniu com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, nesta terça-feira e deixou o negócio bem encaminhado.
"Na realidade, a gente já vinha conversando com o Galliani nos dias anteriores. Está tudo adiantado. Ainda há uma diferença pendente de valores, de forma de pagamento, mas está tudo dentro do esperado", comentou.
Roberto de Andrade ainda ressaltou a capacidade do Corinthians de se reforçar com jogadores renomados no futebol europeu. "Os valores exigidos por um atleta de fora não são tão distantes do que aqueles para contratar um daqui. Estamos sendo pioneiros, aumentando as receitas e trazendo grandes jogadores", comemorou. Corinthians e Milan têm mais uma reunião prevista para sacramentar a venda de Alexandre Pato. Será em 3 de janeiro. "Vamos sentar de novo e resolver o que ficou faltando", afirmou Roberto de Andrade.
Informações Gazeta Esportiva

Conmebol divulga datas e horários das partidas da Libertadores 2013

Primeiros brasileiros a entrar em campo serão Grêmio e São Paulo, no dia 23 de janeiro, às 22h (de Brasília). Corinthians será último do país a estrear
A Conmebol divulgou oficialmente nesta quarta-feira as datas das partidas da Taça Libertadores da América de 2013, incluindo a fase preliminar e a de grupos. Os primeiros brasileiros a entrar em campo serão Grêmio e São Paulo, no dia 23 de janeiro, às 22h (de Brasília). Enquanto o Tricolor paulista receberá o Bolívar (da Bolívia) no Morumbi, o gaúcho visitará a LDU em Quito, no Equador.
A fase de grupos poderá ser aberta com um clássico brasileiro. Se o São Paulo passar pela pré-Libertadores, vai encarar o Atlético-MG no dia 13 de fevereiro, às 22h (de Brasília), no Independência. No mesmo dia e horário, o Fluminense, atual campeão brasileiro, estreia contra o Caracas, na Venezuela.
O Palmeiras estreia em casa no dia 14 de fevereiro, às 22h (de Brasília), contra o Sporting Cristal, do Peru. Seis dias depois, o Corinthians, atual campeão do torneio, será o último time do país a entrar em ação, às 22h (de Brasília), contra o San José na Bolívia.
Confira abaixo as datas e horários dos jogos envolvendo os brasileiros:
Pré-Libertadores
23/01 (22h) - LDU (EQU) x Grêmio
30/01 (22h) - Grêmio x LDU (EQU)
23/01 (22h) - São Paulo x Bolívar (BOL)
30/01 (22h) - Bolívar (BOL) x São Paulo
Grupo 2
14/02 (22h) - Palmeiras x Sporting Cristal (PER)
28/02 (20h15m) - Libertad (PAR) x Palmeiras
06/03 (19h45m) - Tigre (ARG) ou D. Anzóategui x Palmeiras
02/04 (21h30m) - Palmeiras x Tigre ou D. Anzóategui (VEN)
11/04 (20h15m) - Palmeiras x Libertad (PAR)
18/04 (22h15m) - Sporting Cristal (PER) x Palmeiras
Grupo 3
13/02 (22h) - Atlético-MG x São Paulo ou Bolívar
26/02 (21h45m) - Arsenal x Atlético-MG
28/02 (21h30m) - São Paulo ou Bolívar x The Strongest
07/03 (19h15m) - São Paulo ou Bolívar x Arsenal
07/03 (21h30m) - Atlético-MG x The Strongest
13/03 (22h) - The Strongest x Atlético-MG
14/03 (21h30m) - Arsenal x São Paulo ou Bolívar
03/04 (22h) - Atlético-MG x Arsenal
04/04 (21h30m) - The Strongest x São Paulo ou Bolívar
17/04 (22h) - São Paulo ou Bolívar x Atlético-MG
Grupo 5
20/02 (22h) - San José (BOL) x Corinthians
27/02 (22h) - Corinthians x Millonarios (COL)
06/03 (22h) - Tijuana (MEX) x Corinthians
13/03 (22h) - Corinthians x Tijuana (MEX)
03/04 (22h) - Millonarios (COL) x Corinthians
10/04 (22h) - Corinthians x San José (BOL)
Grupo 8
13/02 (22h) - Caracas (VEN) x Fluminense
14/02 (19h45m) - Grêmio ou LDU (EQU) x Huachipato
20/02 (22h) - Fluminense x Grêmio ou LDU (EQU)
27/02 (22h) - Huachipato (CHI) x Fluminense
05/03 (21h30m) - Grêmio ou LDU (EQU) x Caracas (VEN)
06/03 (22h) - Fluminense x Huachipato (CHI)
12/03 (21h30m) - Caracas x Grêmio ou LDU (EQU)
10/04 (22h) - Grêmio ou LDU (EQU) x Fluminense
18/04 (20h) - Huachipato x Grêmio ou LDU (EQU)
18/04 (20h) - Fluminense x Caracas (VEN)
Por GLOBOESPORTE.COM

Santos está 'muito perto' de contratar meia Montillo

O Santos está muito perto de fechar a contratação do meia argentino Wagner Montillo, do Cruzeiro. A afirmação é do próprio agente do jogador, Sergio Irigoitia. "O Santos está muito perto de contratar Montillo. Espero que o acordo saia antes do final do ano", disse o empresário.
Fontes ligadas à diretoria santista afirmam que o clube deve chegar aos 10 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões) para adquirir 100% dos direitos econômicos do jogador argentino. Com isso, o Cruzeiro ficaria com os 60% que lhe pertencem, repassando o restante ao BMG, dono de 20%, e a um grupo de empresários, que possui a outra parte do montante.
A diretoria santista já havia feito uma proposta para adquirir 60% dos direitos federativos de Montillo, mas o Cruzeiro insistia na negociação do valor total. O Santos, então, decidiu aumentar a proposta e centrar todos os esforços no acerto com o argentino, deixando a negociação com o atacante Robinho em segundo plano.
Uma reunião extraordinária do Comitê de Gestão do Santos decidiu que o clube não entraria em um leilão para promover o retorno de Robinho - o Flamengo já desistiu da negociação pelos altos valores pedidos pelo Milan, mas o Atlético-MG manifestou interesse na contratação do atacante.
Montillo é o principal reforço da lista do técnico Muricy Ramalho. Meia habilidoso e criativo, com grande poder ofensivo, o argentino é considerado pela comissão técnica santista a peça ideal para substituir Paulo Henrique Ganso e dividir com Neymar a responsabilidade pela armação das jogadas.
Por Gonçalo Junior - Estadão

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Presidente da CBF se esquiva e afirma que não teme CPI

Assim como o antecessor Ricardo Teixeira, José Maria Marin acumula as presidências da CBF e do COL (Comitê Organizador Local) da Copa. Ele também se sente incomodado com assuntos espinhosos relacionados às duas entidades, especialmente os que envolvem o governo federal. Mas, ao contrário do último presidente, ele fala sobre temas polêmicos, mesmo que seja para se eximir de responsabilidade.
É o que ocorreu nos casos da obtenção de isenção fiscal pelo COL e no lobby que é feito para tentar barrar a CPI da CBF no Congresso, em um pedido do deputado Romário (PSB-RJ) - o objetivo é investigar contratos de patrocínios da entidade em que há intermediários. O cartola negou ter participação nos dois episódios.
O comitê organizador obteve benefícios fiscais por conta do governo federal no final de novembro, atendendo termos da Lei Geral da Copa. Mas isso foi uma quebra da promessa feita por Ricardo Teixeira, que, por escrito, se comprometera a pagar todos os impostos. Detalhe: isenção de tributos só é dada pela Receita Federal quando um dos órgãos ligados ao Mundial pede para ser incluído na lista.
"Da minha parte não houve o pedido. Não fui eu. Não sei quem pode ter feito", afirmou Marin. Há duas possibilidades: a Fifa pode ter feito a requisição sem ouvir o COL, já que é a entidade quem paga suas despesas, ou um funcionário do comitê demandou a inclusão na lista sem comunicar o presidente da entidade.
Mais envolvido com a seleção brasileira, o presidente da CBF também negou ter qualquer participação no movimento para tentar impedir a comissão de inquérito sobre a confederação de futebol. A "Folha de S. Paulo" noticiou que Marin solicitou a aliados que tentassem barrar a investigação no Congresso.
"Não fiz isso. Tenho viajado muito", observou Marin. Romário já conseguiu as assinaturas necessárias para a instalação da comissão, mas há a possibilidade de parlamentares retirarem seu apoio. A CPI está em uma fila dentro do Congresso, na qual há outras que podem ser instaladas anteriormente. "Estou tranquilo com isso", completou o presidente, dizendo não ter medo da investigação.
Marin, sem dúvida, é mais solícito que seu antecessor. Mas fica claro o seu incômodo com os dois assuntos. Quando surgem essas questões, é educado, aperta a mão do interlocutor, mas acelera o passo.
Uol Esportes/WM

Após deixar o Palmeiras, Román acertar retorno ao River Plate

Jogador foi uma 'exigência' do técnico Ramón Diaz
O zagueiro paraguaio Adalberto Román, ex-Palmeiras, acertou seu retorno ao River Plate neste domingo. A pedido do técnico Ramón Diaz, ele volta ao time argentino para acabar com o estigma de "rebaixado". Román participou das campanhas do River rebaixado à Segunda Divisão da Argentina e do Palmeiras deste ano, que caiu para a Série B.
"Vou buscar dar o melhor de mim, tenho muita confiança. Quero dar a volta por cima no River porque deixei uma imagem dolorosa, para mim e para as pessoas que confiaram em mim", afirmou Román, ao jornal 'Clarín'.
A volta ao River não deixa de ser uma novidade para Román. Ele havia acertado sua ida à LDU, do Equador, por empréstimo, mas Diaz "obrigou" o retorno de Román. O técnico dos Milionários exigiu o paraguaio de volta após Jonathan Maidana, Ramiro Funes Mori e Germán Pezzella sofreram graves lesões.
Por Danilo Cândido de Oliveira - FUTNET

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Altitude no caminho de São Paulo e Grêmio. Veja como ficaram os grupos

Bolívar (Bolívia) e LDU (Equador) serão adversários dos brasileiros na pré-Libertadores. Corinthians e Fluminense escapam de rivais argentinos
Por GLOBOESPORTE.COM
Sem direito a grupo da morte para brasileiros, mas com a altitude como principal desafio na fase preliminar, começou a 54ª edição da Taça Libertadores da América. O sorteio realizado no início da tarde desta sexta-feira em Assunção, no Paraguai, colocou a LDU (Equador) e o Bolívar (Bolívia) no caminho de Grêmio e São Paulo, respectivamente, na pré-Libertadores. Os dois terão a vantagem de dicidir a classificação em casa. E se ambos avançarem à fase de grupos, cairão na mesma chave que outros dois brasileiros: o Tricolor paulista buscará a última vaga do Grupo 3, onde está o Atlético-MG, e o gaúcho tentará entrar no Grupo 8, onde o Fluminense é o cabeça de chave.
Atual campeão, o Corinthians escapou dos argentinos, mas não deve ter vida fácil no Grupo 5. O Millonarios (Colômbia), que eliminou Palmeiras e Grêmio na última Copa Sul-Americana, teoricamente está entre os adversários mais competitivos do torneio. E as demais equipes da chave oferecem outros incômodos: a longa e desgastante viagem para enfrentar o Tijuana, do México, e a altitude de 3.706m de Oruro para o duelo contra o San José, da Bolívia.
O Atlético-MG é outro que não deu muita sorte no sorteio no Grupo 3. Além de ser o único brasileiro, por enquanto, que tem um adversário argentino pela frente, o Arsenal de Sarandí, o Alvinegro também terá que jogar contra a altitude de 3.660m de La Paz quando encarar o The Strongest, da Bolívia. E ainda correrá o risco de ter na mesma chave o São Paulo, se este passar da fase preliminar.
O Palmeiras, no Grupo 2, terá como maior adversário o Libertad, atual campeão paraguaio. O Sporting Cristal, também campeão no Perú, não deve ser o maior dos problemas do Verdão, que poderá ter um argentino na chave se o Tigre, vice-campeão da Sul-Americana, passar pelo Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, na pré-Libertadores.
A chave do Fluminense, atual campeão brasileiro, tem o Huachipato, campeão chileno, e o Caracas, da Venezuela, mas o adversário mais perigoso sairá do jogo entre Grêmio e LDU, antigo carrasco do Tricolor carioca.

Libertadores passará a ter suspensão por cartão amarelo

Antes de realizar o sorteio dos grupos da Libertadores de 2013, nesta sexta-feira, no Paraguai, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou algumas mudanças nas regras da próxima edição da competição. A principal novidade é que começará a valer a suspensão automática quando o jogador receber três cartões amarelos.
Até então, a Libertadores era uma das únicas competições do futebol mundial que não tinha suspensão por acúmulo de cartões amarelos. O jogador recebia apenas uma multa de US$ 100 a cada advertência sofrida. Agora, porém, a Conmebol resolveu implantar a punição - segundo a entidade, para "preservar o jogo limpo".
Apesar da suspensão por um jogo a cada três amarelos recebidos, a Conmebol determinou também que os cartões serão "zerados" ao final da fase de grupos, fazendo com que todos os jogadores entrem nas oitavas de final sem nenhuma advertência acumulada.
Outra mudança importante anunciada pela Conmebol é que os clubes participantes poderão inscrever mais jogadores para a disputa da competição em 2013, passando o limite de 25 para 30 atletas. Depois do término da fase de grupos e até as quartas de final, será possível fazer três mudanças na lista de inscritos. E, quando a Libertadores for retomada para as semifinais, após a paralisação para a Copa das Confederações em junho, serão permitidas três novas alterações.
Informações Agência Estado

São Paulo registra Breno no BID e aguarda soltura para oficializar contratação

O São Paulo registrou o nome do zagueiro Breno nesta quinta-feira no Boletim Informativo da CBF e aguarda apenas o jogador sair da prisão para oficializar a sua contratação. O vínculo é válido até o dia 7 de outubro de 2015.
Uma pessoa ligada ao zagueiro confirmou a negociação e diz que, com um vínculo de trabalho acertado para ele no Brasil, a possibilidade de conseguir a liberação de Breno da prisão aumenta com a justiça alemã.
A diretoria do clube trabalha com a ideia de que em janeiro Breno seja solto por 'bom comportamento e boa conduta' após seis meses preso. A pena do jogador, que durará 3 anos e 9 meses, saiu em julho deste ano e vai até 4 de abril de 2016.
O contrato de Breno com o Bayern de Munique se encerrou em junho de 2012. O tribunal alemão que julgou o caso considerou que, em setembro do ano passado, o jogador iniciou o incêndio propositalmente e foi detido imediatamente. Nem mesmo o fato de ele estar alcoolizado na noite do crime serviu para atenuar a pena.
Recentemente, em entrevista ao UOL Esporte, Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, reafirmou o carinho e admiração pelo jogador, revelado nas categorias de base do clube, e mostrou confiança em sua repatriação.
"Temos muita simpatia por ele. Mantemos contato sempre, mas isso depende de evoluções do Ministério, do Judiciário Alemão, que não é simples. Mas temos uma expectativa boa nesse sentido. Se ele conseguir a liberação, creio na possível vinda. Não posso dar certeza, não podemos fazer promessa pois depende da justiça, e é complicado. Vamos aguardar", afirmou.
Informações UOL

Conmebol retira julgamento de Elano da pauta e adotará decisão administrativa

Reunião ocorrerá em gabinete e resultado será anunciado nesta sexta-feira
Será administrativa a decisão do Comitê Executivo da Conmebol sobre os incidentes ocorridos na partida entre Millonarios e Grêmio, dia 15 de novembro, em Bogotá, pela Copa Sul-Americana. Reunidos nesta sexta-feira, em Assunção, os integrantes do Comitê retiraram da pauta a discussão sobre a agressão a um dos auxiliares de arbitragem, cometida por Elano. Optaram por uma decisão de gabinete, que será anunciada nesta sexta-feira.
O Grêmio comemorou a decisão. Seus representantes em Assunção acreditam que a pena será bem menor do que os 10 jogos de suspensão cogitados no início da tarde. O comentário feito pelo jogador no Twitter logo depois do jogo, em que confessava a agressão e se desculpava diante dos torcedores, foi anexado à pauta e poderia ser um agravante. Como foi retirado da pauta, a tendência é que o episódio seja minimizado. Werley, Pico e Léo Gago, também citados na súmula do jogo, também poderão ser beneficiados na decisão.
Jornalistas habituados a acompanhar reuniões do Comitê Executivo interpretam que decisões administrativas, tomadas fora do ambiente de julgamento, costumam ser mais brandas.
_ Até janeiro, teremos tempo para preparar uma defesa melhor. Se a decisão fosse tomada nesta sexta-feira, poderia ser drástica para nós. Havia um clima de muita pressão, gerado também pelos incidentes no jogo entre São Paulo e Tigre _ entende o executivo de futebol Rui Costa.
ZHESPORTES