domingo, 24 de novembro de 2013

Vettel vence em SP e iguala recordes; Massa é penalizado no adeus à Ferrari

Alemão alcança nove vitórias consecutivas e 13 na temporada. Em dobradinha, Webber se despede da F-1 sem capacete, enquanto brasileiro termina em sétimo
Chuva “indecisa”, despedida do companheiro de equipe, problema no pit stop. Nada disso segurou o ímpeto de Sebastian Vettel no GP do Brasil, que encerrou a temporada 2013 da Fórmula 1 como de costume: à frente de todos os seus rivais. Com a 13ª vitória no ano, o alemão igualou dois recordes: o de maior número de vitórias consecutivas (nove), que durava seis décadas em poder do italiano Alberto Ascari, e o de triunfos em uma mesma temporada, chegando à mesma marca alcançada por seu compatriota Michael Schumacher em 2004. Uma festa com direito a dobradinha, já que Mark Webber superou a largada ruim e terminou a prova de Interlagos na segunda posição em seu 215º e último GP na Fórmula 1. O australiano celebrou o fim de sua carreira de forma inusitada, guiando o carro sem capacete em uma imagem antológica. No pódio, cena pastelão com um baita tombo.
- Estou triste que a temporada chegou ao fim. O carro esteve fenomenal e melhorou a cada corrida. Foi muito difícil no fim, hoje, com a chuva, mas estou extremamente orgulhoso e quero dar um grande obrigado ao time. Parabéns também ao Mark. Não temos o melhor relacionamento, mas sempre tivemos muito respeito um pelo outro. E fomos uma dupla de muito sucesso para a equipe - exaltou o tetracampeão Vettel.
E no dia da despedida de Felipe Massa da Ferrari, a equipe italiana voltou ao pódio com Fernando Alonso após cinco corridas de ausência. Antes da prova, o espanhol declarou que gostaria de ajudar o brasileiro. E até certo ponto tinha a oportunidade de brindar o companheiro, que vinha em quarto, com um pódio diante de sua torcida. Porém, Massa foi punido com um drive through (passagem obrigatória pelo pit lane) por passar com as quatro rodas sobre a linha branca que marca a entrada dos boxes durante uma volta normal. Com a corrida prejudicada, terminou em 7º.
- Estava sendo uma excelente corrida. Uma pena o que aconteceu. Tomar drive drive-through por isso, nunca vi, primeira vez. Uma pena porque o resultado seria bem diferente de um sétimo lugar. Talvez até um pódio. Uma pena - disse Massa.
RESULTADOS DO GP BRASIL
1) Sebastian Vettel   (ALE/RBR)  - 1h32m36s300
 2) Mark Webber        (AUS/RBR)    + 10s452
 3) Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)    +  18s9
 4) Jenson Button      (ING/McLaren)   +   37s3
 5) Nico Rosberg       (ALE/Mercedes   +   39s0
 6) Sergio Pérez       (MEX/McLaren)   +   44s0
 7) Felipe Massa       (BRA/Ferrari)  +  49s1
 8) Nico Hulkenberg    (ALE/Sauber)    + 1m04s2
 9) Lewis Hamilton     (ING/Mercedes)   +  1m12s9
10) Daniel Ricciardo   (AUS/STR)   + 1 volta
11) Paul di Resta      (ESC/Force India) + 1 volta
12) Esteban Gutiérrez  (MEX/Sauber)  + 1 volta
13) Adrian Sutil       (ALE/Force India) + 1 volta
14) Heikki Kovalainen  (FIN/Lotus)  + 1 volta
15) Jean-Eric Vergne   (FRA/STR)  + 1 volta
16) Pastor Maldonado   (VEN/Williams) + 1 volta
17) Jules Bianchi      (FRAMarussia)   + 2 voltas
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham)  +  2 voltas
19) Max Chilton   (ING/Marussia)  +   2 voltas
Abandonaram
20) Charles Pic    (FRA/Caterham)
21) Valtteri Bottas   (FIN/Williams) 
22) Romain Grosjean  (FRA/Lotus)

Por Alexander Grünwald e Felipe Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário