sexta-feira, 22 de novembro de 2013

F1-Vettel garante a pole sob chuva em Interlagos; Massa é 9o

Nem a pista molhada de Interlagos atrapalhou neste sábado o domínio de Sebastian Vettel na Fórmula 1, e o alemão garantiu a pole position para o Grande Prêmio do Brasil, ficando perto de mais recordes em sua carreira.
Foi a nona pole do tetracampeão Vettel na temporada, que o levou a gritar "inacreditável" no rádio da equipe Red Bull. Ele largará em São Paulo ao lado de Nico Rosberg, da Mercedes, seguido por Fernando Alonso, da Ferrari, em terceiro.
"Foi uma grande surpresa, estou muito feliz. Havia muita chuva no Q2, e o risco de aquaplanagem era grande. Quando fui informado, fiquei muito feliz e disse 'ole, ole, ole'. Mas isso é espanhol, não sei a expressão em português", afirmou Vettel a jornalistas.
Em seu último treino classificatório pela Ferrari, Felipe Massa conseguiu apenas o nono lugar.
Massa usou um capacete vermelho em homenagem à Ferrari, com "obrigado" em italiano e outras lembranças de sua carreira, além de um macacão com detalhes em verde e amarelo, presente de sua equipe.
O brasileiro disputará no domingo sua última prova pela Ferrari, depois de oito anos como titular, nos quais conquistou 11 vitórias e tem como melhor colocação o vice-campeonato de 2008. A partir de 2014, ele correrá pela Williams.
CHUVA
O treino começou sob chuva fraca, e todos os pilotos optaram por sair cedo dos boxes. Lewis Hamilton, da Mercedes, logo fez o melhor tempo, seguido de Vettel, antes de a chuva se intensificar, por volta da metade do Q1, levando vários pilotos a voltarem para suas garagens.
No fim do Q1, Vettel assumiu a liderança, com seu companheiro de equipe Mark Webber em segundo. O treino classificatório avançava sem contratempos, apesar da chuva, até que, na segunda parte da classificação, o mexicano Sergio Perez, que está de saída da McLaren, perdeu o controle do carro, rodou e bateu no muro.
O início do Q3, então, foi atrasado por 10 minutos, para que o carro fosse retirado da pista. Mas quando o treino estava para ser retomado, os organizadores anunciaram por três vezes adiamentos de 10 minutos cada devido ao volume de água na pista.
Assim que a pista foi finalmente liberada, os primeiros carros a saírem foram os da Red Bull. Com a pista mais lenta, a maioria dos tempos subiu bastante em relação às duas primeiras etapas de classificação.
DOMÍNIO DE VETTEL
Vettel conquistou o título por antecipação em 2013, tornando-se o tetracampeão mundial de F1 mais jovem, aos 26 anos. No último domingo, nos Estados Unidos, ele bateu o recorde de oito vitórias seguidas numa temporada.
Em Interlagos, ele busca igualar o recorde de 13 vitórias numa temporada registrado por Michael Schumacher em 2004, e pode também igualar o recorde de nove vitórias consecutivas alcançado há 60 anos pelo italiano Alberto Ascari em 1952-1953.
Para Webber, que não venceu nenhuma prova neste ano, chegou a hora de dizer adeus à categoria. Domingo, o australiano de 37 anos, que largará em quarto, completa seu 215º e último GP. Ele disputará as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) a partir de 2014 pela Porshe.
Em seus 12 anos de F1, Webber soma nove vitórias, 13 pole positions, 18 voltas mais rápidas e 41 pódios.

Por Camila Moreira e Tatiana Ramil – Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário