quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Felipão assume seleção no pior momento de sua carreira

Treinador foi demitido do Palmeiras às vésperas do rebaixamento à Série B do Brasileiro
Luiz Felipe Scolari volta à seleção brasileira dez anos após conquistar o pentacampeonato Mundial. Escolhido para substituir Mano Menezes, ele será o treinador na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014. Se sua trajetória ao longo dos anos o credencia para o cargo, seu desempenho mais recente gera desconfiança. O comandante foi demitido do Palmeiras à beira da iminente queda do clube para a Série B do Brasileirão.
A aposta da CBF em Felipão justifica-se pelo fato de ele conhecer o funcionamento da CBF e por ser um treinador experimentado. A entidade não quer arriscar com experiências quando as datas das principais competições estão tão próximas. Principalmente por ter tentado essa estratégia com Mano e ter falhado.
No entanto, a escolha da CBF está ancorada muito mais na relação vitoriosa do passado do técnico. Felipão assumiu a seleção brasileira em 2001, após a Copa das Confederações, quando Emerson leão foi demitido. Vindo do Palmeiras, onde havia conquistado Copa do Brasil e Libertadores, ele classificou o Brasil ao Mundial do Japão/Coreia do Sul.
Uma vez na Copa, Felipão teve um desempenho irrepreensível. Venceu todos os jogos e conquistou o título. Além disso, reabilitou o atacante Ronaldo, em quem apostou quando muitos achavam que ele não se recuperaria mais de suas lesões. O camisa 9 foi o artilheiro do torneio e fez os dois gols da final contra a Alemanha.
Depois da conquista, Felipão aceitou o convite para comandar a seleção de Portugal. Lá também foi muito bem e tornou-se ídolo do país. Foi vice-campeão da Europa em 2004 e quarto colocado na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Na Euro de 2008, foi eliminado nas quartas de final.
Considerado nessa época como uma dos grandes treinadores do mundo, foi convidado pelo Chelsea. O projeto era conquistar o tão sonhado título da Liga dos Campeões. O convite veio baseado no sucesso que o treinador sempre teve em campeonatos de mata-mata. No entanto, após menos de um ano de clube, foi demitido. Os resultados não vieram e os jogadores também não se adaptaram ao seu modo de treinar.
A partir daí, o treinador entrou em uma fase descendente em sua carreira. Foi treinar o desconhecido Bunyodkor, do Uzbequistão. Foi campeão local em 2009. Em 2010, retornou ao Palmeiras, um desejo antigo da torcida. O retorno de Felipão ainda divide opiniões entre os torcedores. Por um lado, conseguiu vencer a Copa do Brasil de 2012 com um time deficiente, o que garantiu a vaga na Libertadores do ano que vem. Por outro, teve um péssimo desempenho no Brasileirão e foi demitido às vésperas do rebaixamento.
A CBF ainda não comunicou oficialmente que Felipão irá assumir o cargo. Inicialmente, o presidente da CBF, José Maria Marin, havia dito que o anúncio do novo treinador só seria feito em janeiro. Depois, recuou e anunciou que a escolha seria divulgada na semana que vem. Agora, a tendência é que saia nesta quinta-feira (29).
Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário