quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Grêmio faz o dever de casa e bate o Millonarios nas quartas


Com um gol de cabeça do meia Marco Antônio, o Grêmio venceu o Millonarios, nesta terça, no Olímpico, na abertura das quartas de final da Copa Sul-Americana. Com o 1 a 0, o Tricolor joga agora por um empate na partida de volta, dia 15, em Bogotá. Até mesmo com uma derrota por um gol de diferença o time do técnico Vanderlei Luxemburgo chega às semifinais, desde que marque ao menos um gol em solo colombiano.
O Grêmio dominou o primeiro tempo. Sem Elano, foi Zé Roberto quem assumiu o setor criativo, comandando as principais jogadas de ataque da equipe gaúcha. A pressão foi aumentando até o gol de Marco Antônio, aos 36 minutos. No segundo tempo, a equipe começou bem, caiu de ritmo, mas seguiu criando mais chances e mereceu a vitória, sem contudo ampliar a vantagem.
A equipe gaúcha volta a campo no sábado, quando recebe a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro. Antes do jogo de volta contra o Millonarios, o Grêmio ainda jogará contra o São Paulo, também no Olímpico. O vencedor deste confronto pega Cerro Porteño ou Tigre nas semifinais. Caso o Tricolor Paulista elimine a Universidad de Chile e o Grêmio também elimine seu rival nesta fase, ambos os brasileiros se enfrentam nas semifinais.
O jogo – Quatro importantes titulares desfalcaram o Grêmio nesta terça: Werley, Elano e Kléber nem ficaram no banco, ao contrário de Souza, que começou como suplente. A equipe entrou com Naldo na zaga ao lado de Gilberto Silva, Léo Gago e Marco Antônio no meio e Leandro no ataque, formando dupla com Marcelo Moreno.
As melhores chances da primeira etapa foram quase todas gremistas. O Millonarios só chegou com perigo duas vezes: aos 12, Otálvaro arriscou um chute rasteiro de fora da área e Marcelo Grohe se esticou para espalmar. Aos 24, Rentería fez boa jogada pela direita, invadiu a área e cruzou, mas Gilberto Silva tirou com categoria, de calcanhar.
As oportunidades do Grêmio foram, além de mais numerosas, mais claras. Aos 10, Zé Roberto cruzou, Marcelo Moreno se antecipou à zaga e cabeceou com perigo, por cima do gol. Aos 17, Fernando cruzou e Zé Roberto chegou batendo de primeira, com violência, obrigando Delgado a um verdadeiro milagre. Aos 26, Fernando cobrou falta no ângulo, mas a bola tocou na rede pelo lado de fora. A ilusão de óptica causou comemoração nos torcedores, que achavam que a bola havia entrado.
O Grêmio chegou ao gol aos 36 minutos: Zé Roberto cobrou escanteio no primeiro pau, Marcelo Moreno desviou para o segundo e Marco Antônio, livre, empurrou para as redes, de cabeça. Substituto de Elano na partida, Marco Antonio teve a boa atuação coroada pelo gol da vitória tricolor.
O segundo tempo começou com pressão gremista. Aos quatro minutos, Leandro tocou para Marcelo Moreno, que chegou de primeira se antecipando à defesa e mandou muito perto do gol.
Aos 13, um momento curioso. Com cãibras, o árbitro chileno Julio Bascuñan pediu atendimento médico e ficou estirado no gramado até se recuperar. O jogo ficou parado por três minutos. A parada fez bem ao Millonarios, que passou a atacar mais. Aos 19, Otálvaro cobrou falta e quase surpreendeu Marcelo Grohe.
O Grêmio logo retomou o controle da partida. Aos 24, Zé Roberto arrancou bem pela esquerda e cruzou para Leandro, que chutou para defesa em dois tempos do goleiro. Aos 31, Léo Gago chutou de fora da área e acertou a trave. O Millonarios chegou com perigo aos 40: Rentería ganhou de Souza, entrou na área, mas, atrapalhado pela marcação, concluiu errado. Aos 45, o Grêmio teve um gol anulado pela arbitragem: Zé Roberto cobrou falta para a área, Rentería desviou para trás e André Lima, impedido, completou para as redes.
Por: Vicente Fonseca – Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário