segunda-feira, 30 de abril de 2012

Avaí vira sobre o Chapecoense fora de casa e garante vaga na decisão

Patric, sem atuar desde março, entra no segundo tempo e faz o gol do triunfo do Leão, que luta contra o Figueirense para retomar soberania
Em uma virada sensacional, construída nos minutos finais de um jogo fora de casa, o Avaí derrotou o atual campeão Chapecoense por 2 a 1, na tarde deste domingo, no estádio Índio Condá, em Chapecó, e garantiu vaga na decisão do Campeonato Catarinense. Como no primeiro jogo, na Ressacada, houve empate por 1 a 1, e o time alviverde jogava pelo empate por ter feito campanha melhor nas primeiras fases, a equipe alvianil precisava vencer. Há dois anos o Avaí não vencia o time de Chapecó - a última vez foi em 7 de março de 2010 (3 a 1). E após estar perdendo por 1 a 0 (Esquerdinha) até os 31 minutos da etapa final, o Leão reagiu e, com gols de Leonardo (contra) e Patric, que voltou ao time depois de mais de um mês fora, garantiu a classificação para lutar pelo seu 16º título, e tentar passar o arquirrival Figueirense em número de conquistas (ambos têm 15 cada). E o rival é o próprio Figueira, que venceu o Joinville por 3 a 1 noite deste domingo, no Orlando Scarpelli.
Para as finais, que acontecem nos próximos dois domingos (6 e 13 de maio), a vantagem de ter feito a melhor campanha fora de casa se resume apenas ao mando de campo na segunda das duas partidas. Em caso de empate em pontos e saldo de gols ao fim dos jogos, a decisão será em cobranças de pênaltis. Ao time de Chapecó, resta esperar pelo início da Série C do Brasileirão: a estreia é só no dia 26 de maio, contra o Santo André, fora de casa.
Sozinho, Esquerdinha marca
O jogo começou morno, mas começou a esquentar aos 15 minutos, quando o Avaí chegou com perigo em chute de Felipe Alves, que de fora da área, obrigou o goleiro Rodolpho a se esticar para defender. No escanteio, em seguida, Renato Santos subiu e quase marcou. Quatro minutos depois, em cobrança de falta, Pirão acertou o travessão alviverde, para susto da torcida em Chapecó. O time anfitrião revidou com uma jogada em grande estilo de Athos, que deu um chapéu no marcador pela direita, mas ao cruzar, viu a zaga desviar para corner.
Aos 30, a equipe alviverde acabou perdendo o meia Neném, que se machucou logo no começo do jogo e, depois de tentar ficar em campo por 20 minutos, acabou substituindo por Rafael Mineiro. Com mais dificuldades que o Leão de entrar na área adversária, aos 32, Eliomar desperdiçou boa chance de dar um belo chute após cruzamento de Athos, mas ele sequer conseguiu acertar a bola. Mas aos 41, mais uma vez Athos apareceu bem pela direita e cruzou na medida para Esquerdinha, que sem marcação, só escolheu o canto e cabeceou no canto do goleiro Diego: 1 a 0 Chapecoense.
Final em clima quente
O Leão, que precisava de uma vitória, voltou do intervalo precisando da virada para ir à final. O técnico Hemerson Maia entrou para o segundo tempo com Patric, que não atuava desde março, e Ronaldo Capixaba nas vagas de Felipe Alves e Maurício, armando um esquema mais ofensivo. E log aos oito minutos, em chute de fora da área de Pirão, Rodolpho fez boa defesa para a equipe da casa. Aos 13, em nova investida do Avaí, Aelson cruzou para Ronaldo Capixaba bater forte, mas a bola desviou na zaga sobrando limpa para o camisa 1 pegar.
Aos 31 minutos, no primeiro de dois apagões da defesa alviverde, Laércio cobrou escanteio e, na tentativa de afastar o perigo, o zagueiro Leonardo acabou botando para dentro do próprio gol e empatando o jogo. Foi o que bastou para o jogo pegar fogo. Após ataque da Chapecoense, Aélson e Esquerdinha foram expulsos pelo árbitro após troca de provocações.
Precisando de mais um gol, o Leão partiu com tudo para cima do anfitrião. Aos 36, em cobrança de falta, Patric celebrou seu retorno ao time desviando com toquinho uma bola que a zaga da Chapecoense só conseguiu ver dentro das redes: virada alvianil por 2 a 1. Depois, o Leão apenas segurou o resultado, se aproveitando do desespero da equipe de Chapecó.
Por GLOBOESPORTE.COM - Chapecó, SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário