Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo e Cruzeiro vêm logo atrás; seis primeiros somam 51% do total das 64 equipes
![]() |
Foto: Wagner Carmo/VIPCOMM |
Da Redação – Abril.com.br
Elenco são-paulino está avaliado em 209,3 milhões de reais
A Copa do Brasil começa nesta quarta-feira com apenas seis dos considerados grandes clubes do país. O torneio não terá a presença de Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Vasco, que disputam a Taça Libertadores.
Em levantamento da Pluri Consultoria, o São Paulo ficou com a primeira posição entre os elencos mais caros da competição. Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo e Cruzeiro vêm logo atrás. Coritiba, Bahia, Atlético-PR e Portuguesa fecham os dez primeiros da lista.
Somando as seis primeiras equipes da lista, o total de seus elencos respondem por 51% do valor de todas as 64 equipes somadas. O valor total de todos os clubes do torneio é de 1,5 bilhão de reais. A somatória ainda fica atrás do Campeonato Brasileiro de 2011, mas faz da Copa do Brasil a segunda competição mais valiosa do país.
Equipe que tem o elenco mais caro, o São Paulo tem um elenco avaliado em 209,3 milhões de reais. O valor soma 13,8% do total das 64 equipes da competição. O Independente-PA, primeiro desafio do Tricolor Paulista, é apenas o 39º na lista, com uma equipe que vale 5,4 milhões de reais. O total do valor de mercado do elenco da equipe paraense é de apenas 2,5% do total do hexacampeão brasileiro.
Ainda por cima, o jogador são-paulino vale, em média, 8 milhões de reais. Ou seja, cada jogador do São Paulo vale mais do que todo o elenco do Independente.
O Grêmio, que está em segundo lugar na lista, tem um elenco que vale 141,8 milhões de reais. A diferença para seu adversário de estreia, o River Plate-SE, é ainda maior que a do São Paulo. O valor dos jogadores do River sergipano, que se encontra na 57ª posição, é de apenas 2,3 milhões de reais. É apenas 1,6% do total da equipe gaúcha, a maior diferença entre os adversários da primeira fase do torneio.
A equipe de menor valor da Copa do Brasil é o Real, de Roraima, cujo elenco soma apenas 900 mil reais. O São Paulo, clube mais valioso, vale 233 vezes mais que a equipe roraimense. É o maior desequilíbrio deste tipo entre todos os campeonatos do Brasil.
Veja abaixo as 20 equipes mais valiosas da Copa do Brasil:
Veja abaixo as 20 equipes mais valiosas da Copa do Brasil:


Nenhum comentário:
Postar um comentário