Neymar e Leandro Damião são titulares da seleção brasileira, os mais valiosos da Libertadores – de acordo com a consultoria Pluri, e só incrementam o confronto entre Santos e Internacional, às 19h45min desta quarta. Na Vila Belmiro, passa pelos pés da dupla a grande esperança de gols, de parte a parte.
A perspectiva de gols se divide entre aquele que vem igual e o que busca voltar a empilhar gols. Neymar vem mantendo o nível, em oito jogos na temporada já marcou seis vezes. Damião, porém, só balançou as redes em três jogos no ano.
O camisa 11 do Santos continua apanhando bastante dos marcadores, mas diminuiu as quedas. Leandro Damião sente falta da sorte, que em 2011 lhe dava até os gols mais improváveis.
No começo de fevereiro, a dupla foi definida pela consultoria Pluri como os atletas presentes na Libertadores com melhor cotação no mercado da bola. Neymar é disparado o mais valorizado, valendo R$ 123 milhões. Damião vem mais atrás, com R$ 51 milhões.
A pesquisa não foge da realidade. Tanto um quanto outro são desejos dos grandes clubes da Europa. Mas Santos e Internacional conseguiram vencer a tentação diante das investidas e seguraram a dupla.
Há tempos Damião encontra Neymar na seleção brasileira. Mas talvez em nenhuma outra convocação a dupla ficou próxima quanto na última. Após a vitória de 2 a 1 em cima da Bósnia, os atacantes voltaram para o Brasil em um jatinho particular.
A aeronave deixou a Suíça depois do amistoso e ajudou o camisa do Inter a entrar em campo contra o Ypiranga-RS, pelo Gauchão. Leandro Damião fez jus ao transporte exclusivo e garantiu a vitória no Beira-Rio.
O jogo desta quinta-feira também serve como uma espécie de desempate particular entre Neymar e Leandro Damião. Eles se enfrentam duas vezes, ambas no Beira-Rio, sem vantagem para nenhum lado.
Em 2010, Damião saiu do banco de reservas para evitar uma derrota do Inter em Porto Alegre. Naquele jogo, Zé Eduardo foi quem marcou para o Santos. No ano passado, Neymar foi novamente coadjuvante e Borges brilhou no empate heroico do peixe: 3 a 3 conquistado quase no apito final.
Jeremias Wernek e Samir Carvalho do UOL, em Porto Alegre e Santos