segunda-feira, 19 de março de 2012

Com pompa e emoção, contrato de reforma do Beira-Rio é assinado

Obras visando à Copa do Mundo de 2014 estão paradas há 269 dias e devem ser retomadas na quarta-feira, segundo o presidente da construtora
Após oito meses de impasse e incerteza, foi oficializada a parceria de 20 anos entre Inter e Andrade Gutierrez para a reforma do Beira-Rio, parada há 269 dias. A expectativa beirava à tensão, daquele tipo só sentido em final de campeonato, com direito a batalhão de repórteres e até telão do lado externo do Beira-Rio para o acompanhamento da torcida. Mas a bola passou longe dos holofotes na manhã desta segunda-feira. O personagem principal era feito de papel e atendia pelo contrato entre clube e construtora, que, finalmente, foi assinado às 11h55.Após a assinatura houve queima de fogos de artifício do lado de fora do estádio e a confirmação, por parte da construtora, que as obras devem recomeçar na quarta-feira.

A oficialização da parceria entre o clube gaúcho e construtora mineira era o empurrão que faltava para os trabalhos serem retomados. O estádio não recebe um operário há 269 dias - desde junho passado. A empreiteira tem cerca de 20 meses, até dezembro de 2013, para finalizar a reforma visando à Copa do Mundo de 2014. Máquinas já devem chegar nesta terça ao Beira-Rio.

Cerca de mil operários devem ser deslocados para reiniciarem as obras. Estima-se que o número de trabalhadores possa chegar a 2,5 mil homens até o fim de 2013. A reforma está orçada em R$ 330 milhões.

Mudanças no estádio
O Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. Para isso, o Inter terá de se adaptar às novas exigências e padrões da Fifa. Veja abaixo as principais mudanças no estádio.
- Para os jogos da Copa, a capacidade total do Beira-Rio será de 51.300 lugares.
- Além das vagas existentes, o torcedor poderá usufruir de um edifício-garagem que será localizado próximo à Avenida Beira-Rio, onde hoje estão os campos suplementares do clube. O edifício terá cerca de 3 mil novas vagas.
- A profundidade do degrau da arquibancada para cada torcedor sentar passará dos atuais 60 centímetros para 90 centímetros, dando mais espaços para o torcedor se acomodar. As cadeiras serão retráteis, o que facilitará a circulação do público.
- O Beira-Rio receberá uma nova cobertura, construída em estrutura metálica, cobrindo todos os lugares do estádio, inclusive as rampas e os acessos aos portões.
- Os acessos não serão mais exclusivos pelas rampas. Haverá mais elevadores além de 16 novas torres de escadas.
Por Lucas Rizzatti - Porto Alegre/GE