segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FPF quer adiar início do Paulistão e estuda mudança no formato

Proposta reúne 20 clubes em quatro grupos de cinco, com duelos fora da chave e mata-mata para apontar finalistas; definição sai na quarta-feira
Atendendo a um pedido dos jogadores, a Federação Paulista de Futebol deve adiar o início do Paulistão de 2014 em uma semana, dando, assim, um período maior de férias e pré-temporada para os atletas. O torneio começaria em 19 de janeiro, e não mais no dia 12. A competição, que teve 23 datas em 2013 e já havia sido reduzida para 21 por conta da Copa do Mundo, seria disputada em 19.
Para se adequar a isso, a entidade estuda mudanças no formato da competição. A principal delas é a distribuição dos 20 times em quatro grupos de cinco. A proposta será apresentada aos clubes numa reunião marcada para esta quarta-feira, na sede da FPF, em São Paulo.
Os grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) serão os cabeças-de-chave de cada um dos quatro grupos. Na primeira fase, com 15 rodadas, as equipes de cada grupo jogam contra todos os times das outras três chaves. Ao final dessa fase, os dois melhores de cada grupo avançarão para as quartas de final.
Nas quartas, o primeiro e o segundo colocados de cada chave vão se enfrentar em um jogo único para definir quem vai avançar à semifinal, etapa que também vai ser jogada em uma partida única.
Ao contrário das fases eliminatórias anteriores, a grande final do Campeonato Paulista será disputada em jogos de ida e volta.
Rebaixamento
Em relação ao rebaixamento, a FPF vai oferecer três propostas aos 20 clubes participantes do Paulistão de 2014 - todas elas rebaixando quatro agremiações. Conheça as opções que estarão em votação:
- São rebaixados os últimos colocados de cada grupo;
- O penúltimo e último colocado de cada grupo se enfrentam em um mata-mata, e quem perder cai;
- Os oito piores por índice técnico disputam mata-mata; os quatro perdedores caem.
Informações Globo Esporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário