quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sob pressão, Bayern fica sem brasileiros para final da Copa da Alemanha

O zagueiro do Bayern de Munich Dante e o meio-campista Luiz Gustavo vão perder a final da Copa da Alemanha no sábado contra o VfB Stuttgart, após o Brasil mandar a dupla se apresentar para um treino no mesmo dia, disse o clube bávaro.
O Bayern, na esperança de conquistar a tríade da Liga dos Campeões, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha, acusou o Brasil de exercer "pressão psicológica" sobre os dois jogadores.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) queria Dante e Luiz Gustavo disponíveis 14 dias antes da Copa das Confederações, conforme estipulado pelas regras da Fifa. O torneio de oito equipes começa em 15 de junho.
"Fomos forçados a tomar essa medida", disse o diretor-executivo do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, em entrevista coletiva. "Tentamos encontrar uma solução com a Fifa e a Federação Alemã- a situação é desagradável para nós."
"Tivemos a impressão de que algum tipo de pressão psicológica foi colocada sobre os jogadores de que seria o fim de suas carreiras internacionais caso não se apresentassem a tempo. Acho isso absolutamente inaceitável."
Dante teve uma excelente campanha na defesa desde que chegou ao Bayern vindo do Borussia Moenchengladbach, no início da temporada.
"A Federação Alemã cometeu um erro em seu planejamento", acrescentou Rummenigge, referindo-se ao momento da final em Berlim, conflitante com o período de treinamento da Copa das Confederações. "O calendário é sobrecarregado", disse.
"Seria desumano não deixá-los ir e isso é algo que não somos no Bayern. A Copa das Confederações tem um significado no Brasil que não podemos imaginar."
Disputas entre clubes e seleções nacionais costumam ser um problema constante, mas foram reduzidas desde a introdução de um calendário internacional coordenado, elaborado pela Fifa, após consultar as equipes e associações nacionais.
A nação anfitriã Brasil enfrenta Japão, Itália e México, em seu grupo na Copa das Confederações.

Por Brian Homewood – Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário