sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

São Paulo corre risco de perder mando de campo na Libertadores

Confusão ocorrida no Morumbi pode se traduzir em sanções esportivas para a equipe tricolor
A confusão ocorrida anteontem no Morumbi, na final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Tigre, pode se traduzir em sanções esportivas para a equipe tricolor.
O artigo 15.3 do regulamento da competição diz: “O estádio do mandante, no caso de partida com invasão de espectadores ou agressão a árbitros, assistentes ou jogadores, será fechado para os jogos seguintes do campeonato ou para os correspondentes da próxima competição”. Em 2013, o São Paulo volta a disputar a Libertadores, da qual ficou ausente em 2011 e 2012. O clube não quer correr o risco de voltar ao torneio sem poder disputar partidas em casa. Anteontem, mais de 67 mil torcedores foram ao Morumbi.
“Espero que não haja nenhuma suspensão. Da forma como eles provocaram, o tumulto aconteceria em qualquer lugar do mundo”, disse o diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Baptista.
O mesmo artigo, porém, abre a possibilidade de qualquer punição ser substituída por uma multa - que pode ser fixa ou percentual sobre a arrecadação de uma partida.
O histórico da Conmebol e o próprio regulamento da Sul-Americana, também abrem a possibilidade para uma solução sem punições graves. O mesmo artigo 15.3 prevê multa para o mandante, em vez de perda do mando.
O porta-voz da Conmebol, Néstor Benítez, afirmou que a entidade “fará uma investigação minuciosa” do caso.
“É a primeira vez em 25 anos de administração Nicolas Leoz que acontecem episódios assim, que mancham a boa imagem do futebol sul-americano”, disse.
Anteontem, os times protagonizaram a final da Sul-Americana, no Morumbi. O São Paulo fez 2 a 0 no primeiro tempo. No intervalo, houve pancadaria entre jogadores do Tigre, seguranças do São Paulo e policiais militares. O segundo tempo não aconteceu. O time argentino se recusou a voltar a campo.
O árbitro chileno Enrique Osses decretou o fim da partida, o São Paulo foi declarado campeão e torcedores invadiram o gramado - 60 deles foram detidos pela Polícia Militar, mas liberados logo após a partida.
Informações Diário de Marília

Nenhum comentário:

Postar um comentário