quarta-feira, 30 de maio de 2012

Há 100 dias no Grêmio, Luxa falha em títulos, mas tem aproveitamento superior ao de Guardiola

O técnico Vanderlei Luxemburgo completa 100 dias no comando do Grêmio nesta semana. Contratado para levar o time tricolor gaúcho de volta às conquistas, o treinador falhou na única oportunidade que teve até agora. No entanto seu aproveitamento é muito bom, superior ao de Pep Guardiola no comando do Barcelona.
O número de jogos e a dificuldade dos adversários é incomparável, mas percentualmente Luxa tem vantagem. O treinador gremista esteve no comando do time em 21 jogos, conquistou 17 vitórias, sofreu três derrotas e somente um empate. Assim, obteve 52 pontos de um máximo de 63, ou seja, aproveitamento de 82,2%.

Já o renomado treinador que deixou o Barcelona recentemente comandou o time espanhol em 242 jogos oficiais, com 175 vitórias, 46 empates e 21 derrotas, totalizando 78,6% de aproveitamento.
A análise fria de números põe o brasileiro na frente por alguns pontos percentuais. No entanto, a primeira chance de conquista de Luxemburgo pelo Grêmio não foi a melhor. Era ele na casamata nas duas eliminações do time durante o Campeonato Gaúcho. A primeira, o empate com o Caxias em 1 a 1 que resultou na queda nos pênaltis. Na segunda,  a derrota para o Internacional na final do segundo turno. Assim, o tricolor sequer decidiu o torneio, enquanto Guardiola levantou 14 taças em 19 disputadas.
Não há qualquer possibilidade de comparação de trabalhos entre os treinadores, até porque são realidades diferentes vividas por eles, entretanto o aproveitamento sublinha o quanto é positivo o trabalho realizado pelo treinador do Grêmio atualmente.

A busca passa a ser pela quebra de um tabu profissional. Vanderlei não conquista um título nacional desde 2004 e tem na Copa do Brasil a chance mais próxima. Apesar disso, ele faz questão sempre de enaltecer seu currículo e rebater tal situação.

Até a marca dos 100 dias, Luxa não terá comandado o Grêmio em compromisso algum, ou seja, o percentual será mantido. Isto porque o próximo jogo oficial gremista está marcado somente para dia 6 de junho, contra o Atlético-GO, em Goiânia. Após dois dias de folga, o elenco se reapresenta nesta quarta, e treina em dois turnos.
Com informações Marinho Saldanha Do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário