quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Inter divulga novo cronograma de obras para conclusão do Beira Rio.

Obras no Beira Rio estão paradas a mais de seis meses. Foto: esporte.uol
Diferentemente do que foi divulgado pelo Ministério dos Esportes a reforma do Beira-Rio, estádio do Internacional-RS que receberá os jogos de Porto Alegre da Copa do Mundo de 2014, só irá ser concluída no mês de janeiro de 2014, segundo novo cronograma das obras que deverá ser anunciado pelo clube gaúcho ainda hoje. 
Dessa forma, a arena do Rio Grande do Sul será a última a ficar pronta dentre os estádios que serão utilizados na Copa do Mundo. No cronograma divulgado anteriormente, a data de entrega era dezembro de 2012. Pelo novo cronograma o Beira-Rio é o único estádio da Copa cujas obras estão programadas para terminar em 2014.
O principal motivo do atraso nas obras foram problemas envolvendo o Inter e a Andrade Gutierrez, construtora responsável pela reforma, que paralisou os trabalhos na arena por mais de seis meses. É que as partes não conseguiam chegar a um acordo sobre as cláusulas do contrato para a execução da reforma.
No dia 16 de dezembro, os conselheiros do clube aprovaram a versão final do contrato, e a assinatura está prevista para janeiro de 2012. A partir daí, serão 24 meses até a conclusão da obra.
O orçamento da reforma é de R$ 290 milhões. A Andrade Gutierrez vai arcar com 20% da quantia. Dos cofres do clube gaúcho sairão 48 milhões. O restante do valor deverá vir de um financiamento do BNDES. O banco estatal criou uma linha de financiamento especial para as arenas que serão usadas na Copa. O prazo para entrar com o pedido de empréstimo se encerraria no dia 31 deste mês. Mas, como o Inter não conseguiu cumprir este prazo, a diretoria do BNDES resolveu, em reunião nesta semana, prolongar o prazo até dezembro de 2012. Dez das 12 arenas da Copa já entraram com o pedido. O governo do Distrito Federal, que constrói o Estádio Nacional de Brasília a um custo de cerca de R$ 900 milhões, não vai solicitar o empréstimo, alegando que o governo possui todo este montante em seus cofres.
O atraso das obras gerou prejuízo ao Inter. No dia 20 de outubro, a Fifa anunciou o calendário e os locais dos jogos da Copa. O Beira-Rio ficou de fora da Copa das Confederações (junho de 2013) em função dos atrasos. O Beira Rio receberá cinco partidas do Mundial, sendo a de maior destaque um confronto das oitavas de final. 
Dados: UOL.Esportes