sexta-feira, 23 de março de 2012

Com quase 90% de aproveitamento, Luxa completa um mês no comando do Grêmio


Nesta sexta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo completa um mês de Grêmio. E o desempenho do treinador não poderia ser melhor. Sem uma derrota sequer, Luxa beira os 90% de aproveitamento e faz o time tricolor ter média de 3 gols marcados por partida.
Luxa foi apresentado oficialmente no dia 23 de fevereiro. Em concorrida entrevista coletiva, o técnico ignorou qualquer problema que tenha acontecido no Flamengo ou a falta de títulos nacionais recentes e garantiu que sob seu comando o Grêmio voltaria a ter alegrias.
Mas logo no primeiro jogo, um revés. Ao empatar com o Caxias, os tricolores foram eliminados nos pênaltis do primeiro turno do Gauchão. Mas ali Luxemburgo mal tinha iniciado seu trabalho. Depois disso o Grêmio só venceu.
Ao todo foram 6 jogos, 1 empate e 5 vitórias, exatamente nos últimos jogos. O que totaliza 88,8 % de aproveitamento. Além de beirar os 90%, os demais quesitos também são amplamente positivos. O Grêmio marcou 18 gols em 6 jogos, média de 3 por partida, e sofreu 6, ou seja, 1 por partida.
"O professor Luxemburgo é um treinador de ponta. Trabalhei com ele em 2009, no Santos, por essa boa relação que ele me indicou ao Grêmio. Nunca tive problema algum com ele. Acredito que tem tudo para dar certo e conquistarmos um título importante para o Grêmio", disse o lateral Pará.
"É a primeira vez que trabalho com um treinador assim. É uma sorte para um jogador como eu. Ele é ganhador, exigente, mas eu gostaria muito de ficar depois de meu empréstimo porque tenho muito a aprender. Sou jovem, tenho 21 anos, portanto ter um treinador como ele na minha carreira é algo lindo", explicou o argentino Facundo Bertoglio.
Com o novo treinador, o elenco também mudou. Collaço foi emprestado, Pará e Werley chegaram, Miralles saiu dos planos e a necessidade pública de contratações foi abafada. Hoje, em vez de admitir buscar um novo atleta a cada semana, o Grêmio se limita a valorizar o trabalho.
"Estamos crescendo, evoluindo. Testamos algumas coisas, mas há uma crescente muito boa. Encontrando tantos defeitos parece que viemos de 5 derrotas. Mas não, são 5 vitórias, e a situação agora é outra", disse o técnico após o último trinfo, contra o River Plate-SE, pela Copa do Brasil.
Se algo pode ser posto em dúvida sobre a trajetória inicial do comandante é a qualidade dos adversários. Até agora, River Plate-SE [duas vezes], Caxias, Veranópolis, Novo Hamburgo e Cerâmica foram enfrentados. Destes, o único que disputa a Série C é, casualmente, o que não foi derrotado: Caxias. Os demais brigam para entrar no quarto grupo de agremiações do país.
Os objetivos do Grêmio ainda estão longe de ser alcançados. Obcecado por vaga na Libertadores de 2013, o clube quer conquistar um título importante, algo que não ocorre desde 2001, com a Copa do Brasil. O caminho será longo, mas começa a ser bem trilhado.
Invicto, Luxemburgo comanda o Grêmio neste domingo, contra o Cruzeiro-RS, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. O jogo da quarta rodada do segundo turno do Gauchão ocorre às 18h30.
Por: Marinho Saldanha - Do UOL