Nesta quinta-feira, às 22h15m (de Brasília), no Estádio Casablanca, começa a decisão da Copa Sulamericana e marca o confronto entre os dois times que recentemente eliminaram clubes cariocas: Liga Deportiva Universitaria, a LDU, contra o Universidad de Chile, conhecido como La U. O primeiro foi campeão da Libertadores de 2008 sobre o Fluminense, e ainda venceu a Sul-Americana de 2009 sobre o mesmo Tricolor. O segundo eliminou o Flamengo nas quartas de final da Libertadores de 2010 e na Sul-Americana de 2011, além de ter tirado o Vasco na semifinal da atual edição do torneio.
O duelo ainda tem uma briga individual pela artilharia da Sul-Americana de 2011: Eduardo Vargas, da La U, tem oito gols no torneio e é seguido de perto pelo atacante Hernán Barcos, justamente da LDU, com sete gols. O meia Bernardo, do Vasco, é o terceiro na lista, com cinco gols. Além dos dois centroavantes, as equipes finalistas tem alguns outros destaques individuais.
Pelo lado dos equatorianos, Luis Bolaños, que já passou pelo Internacional e esteve no grupo que tirou o título da Libertadores do Tricolor das Laranjeiras, em 2008, o veterano Walter Calderón, de 34 anos e 1,90 m, perigoso nas bolas aereas, o volante paraguaio Enrique Vera e o meia Equi González, ex-Fluminense, são os principais nomes. Já pelos chilenos, o volante Marcelo Díaz, o meia Lorenzetti, o atacante Francisco Castro e o goleiro Jhonny Herrera, que tem passagem pelo Corinthians, se destacam.
O artilheiro Eduardo Vargas da La U com 8 gols. Foto: EFE

