sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Real e Barcelona - o clássico das estrelas


No próximo sábado, dia 10 - às 19:00 horas (horário de Brasília), o Barcelona terá um duro embate contra o líder Real Madrid, fora de casa, no Santiago Bernabéu. Em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol, o Barça precisa vencer, pois além de estarem três pontos atrás do rival, ainda estão com um jogo a mais. É simplesmente o jogo de maior audiência no mundo do futebol e será acompanhado por milhões de pessoas, pois  nesta partida poderá estar em jogo o título do campeonato Espanhol. Para essa partida, o Barça ganha o reforço do lateral-esquerdo Adriano. O brasileiro desfalcou o time nas últimas duas partidas por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda, mas recebeu o aval do departamento médico para o duelo do fim de semana. Do lado merengue, o técnico Mourinho mantém o mistério na escalação do ataque do time. O português ainda não definiu se começa com Higuaín ou Benzema.
 
Messi x C. Ronaldo
Previsível, mas como poderíamos ignorar as duas atrações do jogo, especialmente quando os seus papéis foram invertidos sutilmente nesta temporada. Eles estão iguais em termos de gols marcados neste campeonato (17 cada), mas as relações com a dinâmica de suas equipes mudou muito.    
Ronaldo jogava para tentar ganhar todos os jogos por conta própria, e quando o Real jogava mal, Ronaldo jogava bem e muitas vezes fez a diferença. Agora, é menos sobre Ronaldo e mais sobre a equipe, que em vez de marginalizar o Português, ele está florescendo como um jogador de equipe e contribuindo mais ao longo de toda partida.
Em contraste, o Barcelona está excessivamente dependente de Messi, e isso está afetando seu jogo global. Quando o Barça está de posse ou rouba a bola, sua equipe tenta passar logo para ele, o mais rápido possível e aguardar que ele construa a jogada. Essa ligação direta, está afetando a identidade da equipe e a harmonia, mesmo interna (marginalizando David Villa, por exemplo). Se o Barcelona estiver tão dependente de Messi para o jogo no Santiago Bernabéu ou quando joga fora de casa, nesta temporada isto tem sido uma preocupação para a equipe.
Já foram disputados 161 clássicos pela Liga espanhola. O Real Madrid venceu 68 vezes, enquanto o Barça triunfou 63 vezes. O confronto terminou em igualdade em 31 ocasiões.